FOLLOW ME ON

image
image image image image image image image image

6/29/15

VOZES MARCANTES DA DUBLAGEM


Talvez o dia 29 de junho seja só mais um dia comum como qualquer outro, mas para os amantes da dublagem esta data tem sua real importância. Quantas vezes vocês assistiu algum filme ou desenho dublado quando era criança, mas não sabia quem era a voz por trás de tal personagem?

Lembro-me quando era criança que assistia a tantas coisas dubladas que eu nem fazia questão de saber quem era o dublador de um certo personagem, mas eu tinha mais curiosidade de saber qual o nome do dublador do Goku ou do Batman, ou até mesmo do Chaves do 8, à medida que eu fiquei crescendo ( e envelhecendo também :) ).

Uns 10, 15 anos atrás, quando a internet era para poucos, não sabíamos muito sobre os dubladores de Thundercats, The Rugrats, Doug, Dragon Ball e por aí vai. Hoje em dia todo mundo tem acesso às informações sobre os dubladores, estúdios de dublagem e outras coisas mais.

Anos atrás, não havia tantas pessoas que chegassem a odiar a dublagem, mas atualmente o que não falta são os 'dubbing haters' (pessoas que odeiam dublagem). O quão estúpida a pessoa pode se tornar odiando a dublagem brasileira (que, por sua vez, é considerada a melhor do mundo) só para demonstrar ser mais "intelectual" do que as pessoas que assistem a qualquer tipo de material dublado? Os haters de dublagem utilizam os mesmos argumentos: "a dublagem destrói a atuação original do ator", "anula diversos sons ambientes" e fora outras que eu não perderei meu tempo citando-as. A dublagem, assim como a legendagem, é uma opção. 

Enfim, deixando os haters de lado, vamos ao que interessa. Quantas vezes você, assim como eu, reconheceu a voz de algum dublador em qualquer filme ou desenho? Diversas vezes? É natural de quem realmente ama a dublagem de coração. Vozes que ainda dublam, porém outras que não. Vozes que envelheceram, porém outras que permanecem da mesma maneira. Enfim...

Fiz esta "pequena" homenagem a todos os dubladores, paulistas e cariocas, por proporcionar para nós suas incríveis vozes desde a nossa infância até os dias atuais. Eu queria colocar mais dubladores nesta imagem ilustrativa, mas como são muitos eu preferi colocar aqueles que fizeram (e ainda fazem) parte da minha vida.

Apesar de todo o ódio destilado pelo dubbing haters, os dubladores nunca desistiram de dublar para aqueles que realmente gostam de ouvir a voz do seu dublador predileto.

PARABÉNS A TODOS OS DUBLADORES ( EXCETO OS DE MIAMI :v )